Pular para o conteúdo principal

Cultura do Estupro?

Hoje, lendo por aí, vi uma notícia que dizia que 80% das mulheres que sofrem abuso, o agressor é uma pessoa conhecida... E eu vejo que é verdade, eu sei que é verdade. Sofri abuso de uma pessoa que se dizia minha amiga, na qual eu confiava e era do meu círculo de amizades. Um dia ele simplesmente achou que por eu dar confiança, ele podia fazer o que quisesse comigo. E tentou. Escapei por pouco, mas nada apaga o que eu senti naquele dia horrível. Nada apaga o quanto eu me senti suja, usada e com medo, afinal, ele era um dos meus melhores amigos, bem próximo de mim. Nunca o denunciei por nada, nem tive coragem. Uma das frases que eu escutei dele naquela noite, ficou marcada em mim. ''Eu sei que você quer'', ele disse. E todos iriam dizer o mesmo, apesar de eu pensar que estaria fazendo a coisa certa, e realmente estaria, haveria a reprovação. Sei que eu ouviria muitos ''ah, mas ela já ficou com vários rapazes, com certeza ela provocou'' ou ''ela sempre está de decote, ela pediu por isso'' e isso me fez recuar da decisão. A cultura do estupro que vivemos atualmente, me fez guardar isso pra mim e me fez temer a própria justiça, a única a quem eu poderia recorrer. 

Todos os dias podemos observar em como fomos criadas para temer. Nós mulheres, apesar de termos conquistado tanto durante toda a história da humanidade, crescemos aprendemos que devemos pensar antes de nos vestir/agir/falar para não sofrermos abuso. Sim, isso mesmo, somos o sexo frágil e se dermos uma ''brecha'', se aproveitam de nós. Observe bem seu dia-a-dia, diálogos das pessoas, redes sociais, jornais e blogs, e podemos encontrar em alguns frases como ''ninguém mandou sair de saia curta'' ou ''ela mereceu, provocou com decote''. E desde quando um decote ou uma saia querem dizer ''EU QUERO SEXO''? Já ouvi no meu ciclo de amizades/trabalho para se evitar ir de vestido ou blusa mais aberta no colo para se evitar assédio de terceiros. Opa, mas quer dizer que mesmo no meu local de trabalho, na minha comunidade, no meu local de ensino, de morada eu tenho que tomar cuidado com o que eu visto para não ser assediada? Mas e se eu quiser trabalhar de vestido? E se eu quiser ir pra aula de decote? É um problema meu e isso não diz respeito à mais ninguém e não dá direito de homem nenhum achar que eu estou sendo fácil e disponível para ele fazer o que quiser por conta disso. 

Eu gosto de decote, acho meus peitos lindos neles e tenho todo o direito de usar quando eu quiser! 
Sua cantada não é legal, eu não quero ouvi-la e não me interessa se eu estou vestida de tal jeito, o corpo é meu!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adormecida.

Nem sei quanto tempo fiquei lá. Até hoje, não sei nem dizer se esse tempo todo passei dormindo ou sonhando acordada. Tudo acontecia lentamente e eu ainda não sabia dizer se era real. Meus movimentos milimetricamente projetados, robóticos, repetitivos me levavam a lugar nenhum. Meus pensamentos estavam lá, mas nada parecia tomar forma ou muito menos fazer sentido, aqui fora. Aquela sensação de que eu estava me vendo dormir, fora do meu corpo, me acompanhava 24 horas por dia. Eu não sentia nada, não fazia nada. Eu só estava ali, inerte, habitando um corpo vivo sem vida.
Você sabe muito bem que eu sou melhor escrevendo do que falando, acho que isso não é segredo algum (alguma coisa minha é segredo pra você?), então decidi desabafar por aqui, no caso da gente não conseguir conversar, que eu acho que é bem o que vai acontecer mesmo. Eu gosto de você. Poderia até dizer que gosto de ti mais do que deveria, mas se eu gosto é porque eu deveria. E como não gostar? Você é lindo, carinhoso, inteligente, engraçado, charmoso e vou parar por aqui porque senão você vai se achar mais do que já se acha. Sou apaixonada em como você ri igual uma criança boba. Em como você é inteligente e como sabe conversar tão bem, adoro te ouvir falar. Gosto de te olhar nos olhos, acho que nunca admirei algo tão bonito assim. Admiro a forma como você pensa nas coisas, no que deseja alcançar e como é esforçado e dedicado. Não teria nem como esconder, eu gosto mesmo de você. Mas e aí, você gosta de mim, como amiga claro. Você sente tesão por mim. Mas e daí? Você descobriu outros ca...

Essa não é para você

 Você me mostrava, dentro de ti, paisagens que não exisitam. Ao abrir passagem para que eu entrasse na sua vida, você mostrou diante dos meus olhos planícies ensolaradas, reluzindo o dourado de seus cabelos. Me mostrou o calor do seu sol, que preenchia cada centímetro da minha existência. Mas, como qualquer lugar ensolarado, havia ali suas sombras. Sombras frias, escuras e inabitadas. Quando você se foi, todo o cenário se desfez. Os holofotes foram apagados, a grama - sintética - removida. Como numa peça escolar fajuta, o cenário feito em papelão caiu diante dos meus olhos, o frio arrepiou minha pele. Ali só havia uma montanha de gelo, azul como seus olhos. Com cavernas profundas e obscuras como suas mentiras.